Proteção Contra Picos de Corrente

Proteção Contra Picos de Corrente

Proteção Contra Picos de Corrente

Se possuir um computador ou outro equipamento eletrónico, provavelmente possui um protector contra picos de corrente.

A maioria das extensões com proteção contra picos de corrente servem uma função imediatamente aparente, o que lhe permite ligar vários componentes a uma única tomada elétrica.

Mas, há muito mais do que isso.

Como Acontecem os Picos de Corrente

Os protetores de sobretensões protegem a eletrónica contra sobretensões de energia elétrica.

Um surto de energia, que também é chamado de tensão transitória, é um aumento de energia que está acima do nível médio do fluxo de eletricidade.

Em cabos típicos de escritório e domésticos em Portugal, a voltagem padrão é de 230 – 240 V. Se for acima de 240V, isso é um pico, e os protetores de pico ajudam a evitar que esse problema destrua a delicada eletrónica.

Voltagem de Uma Instalação Elétrica

É importante saber algo sobre tensão antes de tentar compreender mais sobre proteção contra sobretensões.

É uma medida da diferença na energia potencial elétrica.

Uma corrente elétrica viaja de ponto a ponto, pois há uma energia potencial elétrica mais elevada na extremidade do fio de origem do que na sua outra extremidade (saída).

É o mesmo tipo de princípio que impulsiona a água sob pressão a sair da mangueira: uma maior procura na extremidade da mangueira empurra a água para um local de menor pressão.

Pode-se pensar na voltagem como a medida da força elétrica.

As pessoas compram frequentemente proteções contra sobretensões para outros tipos de ligações elétricas, tais como as ligações telefónicas e de TV por cabo.

As pessoas compram frequentemente protetores contra sobretensões para outros tipos de ligações elétricas, tais como as que se destinam à cablagem do telefone e da televisão por cabo.

Consequências de Um Pico de Corrente

Uma vez que a onda é suficientemente elevada, pode infligir danos maciços na eletrónica e até mesmo na cablagem.

O efeito é semelhante à aplicação de pressão de água à mangueira.

Se houver demasiada pressão de água, a mangueira rebentará.

Da mesma forma, quando demasiada eletricidade passa por um fio, aquece como um filamento na lâmpada e começa a arder.

Mesmo que o aumento da tensão possa não quebrar imediatamente a sua eletrónica, pode colocar uma tensão extra, e enfraquecer os componentes.

Um típico protector de sobretensão passa a corrente ao longo de uma tomada para vários dispositivos eletrónicos e elétricos ligados à faixa de alimentação.

Quando a tensão de uma tomada sobe, os protetores de picos desviam a eletricidade extra para o fio de terra de uma tomada.

Num protector de sobretensões básico, há um componente conhecido como MOV ou varistor de óxido metálico, que desvia o excesso de tensão e evita danos na eletrónica.

Proteção Contra Sobretensões em Toda a Casa

Por esta razão, a utilização de um protector de surto para a eletrónica delicada vale bem o dinheiro.

Se um proprietário descobrir que tem mais eletrónica e um maior interesse em protegê-los, ou se a casa estiver localizada numa área com frequentes picos de energia, um protector contra picos de energia pode proteger a eletrónica e também a cablagem de uma casa.

Quando uma casa tem um grande aparelho, tal como um ar condicionado, que provoca surtos dentro do sistema de cablagem da casa, estes são também uma ameaça para a eletrónica.

No entanto, um protector de sobretensões de toda a casa pode despojar a sobretensão antes de ser autorizado a subir a tensão para outros circuitos.

Não importa quão excelente seja a sua proteção contra sobretensões se um raio atingir a sua casa, vai haver estragos.

Além disso, é possível obter protetores de picos de corrente especialmente concebidos para linhas telefónicas e de cabos.

Tal como as casas e os dispositivos eletrónicos de todos são diferentes, a sua necessidade de proteção contra sobretensões será diferente, mas, em última análise, quanto mais ‘camadas’ de proteção contra sobretensões entre uma sobretensão e os seus dispositivos, menor é a probabilidade de serem danificados ou destruídos.

Se tiver preocupações sobre a sua delicada eletrónica e surtos de energia na sua casa ou empresa, poderá ser altura de falar com o seu eletricista sobre proteção contra sobretensões em toda a casa.

Artigos Relacionados