Lista de Pontos a Verificar na Sua Instalação Elétrica

Lista de Pontos a Verificar na Sua Instalação Elétrica

Quer tenha acabado de comprar uma nova casa, ou decida que está na altura de dar algum amor à casa onde vive agora, uma verificação de segurança elétrica irá encontrar problemas que poderá reparar antes que se tornem um risco de segurança.

Além disso, é bom ter uma lista para oferecer ao seu eletricista, para que receba o maior estrondo pelo seu dinheiro durante a sua visita.

A Lista de Verificação

Antes de começar, considere a sua família e as suas necessidades e desejos.

Agora é a altura perfeita para adicionar luzes, uma tomada elétrica no quarto principal, pavimento aquecido no banho principal ou mover a cablagem para um local conveniente para o centro da Internet, se estiver num local indesejável.

Aqui estão algumas das coisas que vai querer verificar.

Mantenha os olhos abertos para os itens que podem não estar incluídos nesta lista.

Interruptores de Luz

Verificar os interruptores de luz e de regulação da intensidade luminosa.

Se algum deles estiver quente, significa que a eletricidade se acumulou no interruptor; desligue-o e chame um eletricista imediatamente.

Nota: um interruptor de regulação da intensidade luminosa será mais quente se o tiver para o ambiente mais escuro, no entanto, nunca deve estar quente ou fumar.

Além disso, os velhos interruptores com regulação da intensidade luminosa não brincam bem com as luzes LED, por isso, se planeia usá-los e quer poder regulá-los, precisará do interruptor com regulação da intensidade luminosa compatível com LED.

Saídas

Examinar os pontos de venda em cada divisão da casa.

Está a verificar se todas as tomadas e interruptores têm três posições, se todas as tomadas e interruptores têm uma tampa de placa de interruptor e se estão numa posição conveniente em relação ao local onde quer que os seus móveis estejam.

Também não devem oscilar ou mover-se quando se liga algo à tomada.

Se precisar de novas tomadas, considere a possibilidade de atualizar algumas delas para incluir portas USB. Pode encontrá-las aqui.

Placas de comutação e tampas de tomadas
Por vezes, os proprietários compram placas decorativas ou tampas de tomadas, e depois retiram-nas e levam-nas quando se deslocam, o que significa que é necessário substituí-las. Deve fazer isto de imediato por duas razões: primeiro, impede a humidade de entrar nos fios. Segundo, impede que você ou os seus familiares recebam um choque elétrico.

Dispositivos de Iluminação

A próxima coisa que quer verificar é se há luminárias.

Primeiro, certifique-se de que as luminárias montadas no tecto são seguras, e depois verifique a potência e as lâmpadas.

É possível que os antigos proprietários tenham colocado uma lâmpada de maior potência nas suas luminárias do que as que foram concebidas para manusear em segurança.

Leva apenas alguns minutos a certificar-se de que este não é o caso.

Gosta das luminárias?

E os ventiladores de tecto?

A iluminação debaixo do balcão na cozinha é sempre um grande valor.

Cozinha

Verifique a ventoinha e as luzes do exaustor, o triturador de lixo, o forno de micro-ondas incorporado para ter a certeza de que estão a trabalhar.

Os pontos de saída a menos de 1,5 metros do lavatório devem ser pontos de saída

Quadro Elétrico

Veja quantos amperes tem em funcionamento no quadro elétrico.

Um serviço de 45 ou 60 amperes significa que poderá executar vários aparelhos grandes ao mesmo tempo.

Um serviço de 15 ou 30 amperes significa que terá de ter cuidado; se estiver a utilizar o seu forno e o aquecedor de água, estará a empurrar o seu serviço se utilizar a torradeira, o vácuo, o desumidificador, ou qualquer outro aparelho que necessite de energia.

Veja bem onde fica o de corte de energia do quadro e mostrar a toda a família onde o interruptor principal de corte de água estão localizados.

A próxima coisa a considerar é o quê (e quem!) é viver na sua casa; se tiver uma família numerosa, ou se gostarem de vários aparelhos elétricos, computadores, televisões, e jogos de vídeo, considere a possibilidade de atualizar para um serviço de 45 ou 60 amp.

Além disso, se não vai vender aquele congelamento profundo, se precisa de uma tomada para as luzes da árvore de Natal, este é o momento de os instalar.

Questões de Segurança

Não se esqueça de verificar os detetores de fumo, detetores de CO2, e certifique-se de que tem um extintor A-B-C a funcionar. A classificação C indica que o extintor é aceitável para utilização num incêndio elétrico.

Certifique-se de que cada membro da família, incluindo as crianças mais velhas, compreende como desligar o disjuntor principal da casa, sabe onde está o extintor, e compreende como o acionar.

Tem um bebé ou criança de tenra idade?

Conte o número de pontos de venda para comprar tampas de tomadas.

Exterior

Vamos lá para fora.

Veja a situação da iluminação.

Há luzes suficientes nos lugares certos para que a família e os convidados não tropecem no escuro?

E a iluminação de segurança?

Existe um sistema de segurança?

Está em boas condições de funcionamento?

Existem tomadas para as luzes exteriores de férias e para o cortador de relva elétrico?

Não se esqueça do relógio do sistema de rega automático!

Uma opção de segurança que pode considerar é uma campainha de segurança ativada por movimento.

Agora que já examinou a segurança elétrica da sua casa, verifique a sua lista para ver o que precisa de atenção e, em seguida, encontre um eletricista credenciado, com seguro, que vive na área e é especializado em trabalhos residenciais.

Acabou de investir num bem, e a longo prazo, quer que o seu bem aumente de valor.

Trabalho de má qualidade, potência inadequada e questões de segurança farão com que o seu bem se deprecie ou mesmo arda.

A sua lista pode não ter nada digno de nota e, portanto, pode não precisar de um eletricista agora, mas pode querer encontrar um de qualquer forma.

Se surgir uma situação, quer ser capaz de pegar no seu telefone e ligar a alguém que já conhece e confia, em vez de tentar pesquisar depois de sentir o cheiro de algo elétrico a arder ou ver faíscas.

Artigos Relacionados