Dicas de Segurança Elétrica Para Quem Tem Crianças Em Casa

Dicas de Segurança Elétrica Para Quem Tem Crianças Em Casa

À medida que o seu filho cresce, ensinar-lhe como estar seguro em torno da eletricidade é essencial para se proteger não só a si próprio, mas também aos seus aparelhos elétricos e ao circuito elétrico da sua casa.

Contudo, a eletricidade não deve ser temida, precisa de ser respeitada desde tenra idade e tratada adequadamente para evitar quaisquer problemas.

Os acidentes acontecem com frequência e quando menos se espera – por vezes com consequências fatais.

Aqui estão algumas coisas que pode ensinar ao seu filho sobre segurança elétrica em casa – para que possa prevenir acidentes relacionados com a eletricidade.

Segurança Elétrica e a Água

Ensinar as crianças que a água e a eletricidade não se misturam.

Isto significa dizer-lhes que não devem levar artigos elétricos como leitores de música e aquecedores para casas de banho, cozinhas, áreas de piscinas ou outros locais onde a água esteja presente.

Quando se trata de aparelhos elétricos que se destinam a ser utilizados na casa de banho (como o secador de cabelo), certifique-se de sublinhar a importância de ter um adulto presente para poder utilizá-los.

Além disso, mostre-lhes que antes de utilizar tais aparelhos, a tampa da sanita deve estar para baixo (para que o secador não possa cair) e que a torneira não está aberta.

Por último, se o seu filho tiver idade suficiente, tente explicar o porquê.

Diga ao seu pequeno como os nossos corpos são feitos de muita água e sal para que a eletricidade passe facilmente por nós e nos possa causar danos.

Lembre as crianças de nunca tocarem em coisas elétricas ou metálicas com as mãos molhadas, pois podem apanhar um choque elétrico.

Isto significa que quando saem do banho ou do duche ou lavam as mãos, precisam de secar tudo completamente antes de tocarem em equipamento elétrico, torneiras de metal ou fichas e interruptores elétricos.

Para além de não tocar em aparelhos elétricos quando estão molhados, diga ao seu filho para evitar colocar bebidas ou líquidos em cima de aparelhos elétricos, tais como uma consola de jogos de vídeo ou um portátil que esteja a ser carregado.

Diga também ao seu filho que nadar durante uma trovoada também não é aconselhável.

Explique que os relâmpagos são na realidade eletricidade pura, e que a água pode atraí-la – portanto, não nadar até que a tempestade passe.

Tomadas, Extensões, Cabos e Fios Elétricos

A regra número um a cumprir é: Nunca colocar coisas em tomadas elétricas – especialmente se forem feitas de metal.

Se estiver preocupado que o seu filho o possa fazer, pode comprar tampas de segurança para colocar nos orifícios.

Mostre ao seu filho como tirar uma ficha em segurança.

Para isso, deve agarrar a parte de plástico perto da parede em vez de puxar o cordão em si, sem nunca tocar no metal.

Puxar o cordão pode danificar a ficha, aparelho ou tomada.

É importante não deixar os cabos elétricos no chão onde possam ser tropeçados ou danificados.

A aplicação desta regra é uma boa maneira de manter o quarto do seu filho arrumado!

Além disso, tenha cuidado para não sobrecarregar os quadros elétricos ou os adaptadores.

Estes artigos podem sobreaquecer e causar um incêndio.

Além disso, certifique-se de que qualquer cabo de extensão que utilize tem um interruptor de segurança.

Ensine o seu pequeno como detetar cabos defeituosos ou danificados.

Se o plástico se tiver desgastado e os cabos no cabo estiverem visíveis, diga ao seu filho que o cabo não deve ser tocado ou manuseado, e que eles devem avisá-lo para que possa ser reparado.

Mantenha sempre os cabos elétricos e os cabos dos aparelhos longe dos aquecedores, e certifique-se de desligar as luzes antes de mudar uma lâmpada.

Diga ao seu filho para nunca tentar mudar uma lâmpada sozinha.

Cuidados Com Equipamentos Elétricos

Ensine o seu filho a desligar os equipamentos elétricos quando não os estiver a utilizar.

Isto vale para brinquedos, televisores, computadores, leitores de música e muito mais.

Reduzirá o risco de um choque elétrico e poupar-lhe-á dinheiro em contas de eletricidade no processo!

Segurança na Cozinha

Na cozinha, explicar que alguns artigos só podem ser usados se um adulto estiver por perto para ajudar. Isto pode ser utilizado para micro-ondas, fornos e chaleiras.

Mesmo que não devam operá-lo sozinhos, explique ao seu filho como os objetos metálicos (incluindo a folha) nunca podem ir para o micro-ondas, pois podem causar uma explosão.

Lembre-se de nunca enfiar nada metálico na torradeira (como talheres).

Para tirar o pão da torradeira ou remover qualquer coisa que aí possa ter ficado presa, use uma pinça de silicone ou de madeira.

É crucial tomar as precauções necessárias quando se trata de segurança elétrica para crianças em casa, a fim de evitar a ocorrência de acidentes.

A eletricidade pode ser imprevisível, e as crianças também – por isso é importante não só tomar as precauções por si próprio, mas também educar o seu filho na segurança elétrica logo que ele tenha idade suficiente para compreender, para que ele aprenda a respeitar e a comportar-se corretamente em torno da eletricidade.

Artigos Relacionados