A Sua Empresa Precisa de Um Plano de Manutenção Elétrica

A Sua Empresa Precisa de Um Plano de Manutenção Elétrica

Ao longo do tempo, os sistemas elétricos envelhecem, sofrendo desgaste tal como o seu edifício de escritórios, aparelhos e equipamento.

Por esta e outras razões, é crucial para cada local de negócio ter um calendário de manutenção elétrica bem planeado.

Com isto em mente, exploramos algumas das razões vitais para estabelecer um programa de manutenção contínua para as suas operações, e as vantagens que o seu negócio poderá colher como resultado.

O Que é Que Uma Manutenção Elétrica inclui?

A manutenção elétrica é realizada por um eletricista credenciado, e incorpora os testes e marcação, monitorização, resolução de problemas, reparações, e substituição de equipamento elétrico.

Pode tratar de qualquer especto do seu sistema elétrico e equipamento, tais como cablagem, interruptores, aparelhos de escritório, e maquinaria de fábrica.

Por exemplo, um eletricista pode ajudar a atualizar a sua iluminação, a instalar um novo sistema de segurança, ou a substituir um sistema de aquecimento com defeito.

A manutenção elétrica pode incluir medidas preventivas, bem como reparações e manutenção em geral.

Manutenção Elétrica Programada é Muito Importante Para Uma Empresa

A manutenção elétrica programada é uma parte importante da gestão dos riscos de saúde e segurança no trabalho, mas também pode conduzir a benefícios como a eficiência energética e contas de eletricidade mais baixas.

Tempo de paragem – Uma manutenção elétrica programada bem planeada é fundamental para o bom funcionamento das empresas porque pode reduzir o risco do seu sistema elétrico e dos aparelhos alimentados por eletricidade sofrerem falhas.

Tudo, desde as suas câmaras de vigilância e sistemas de segurança, à sua iluminação inteligente e aos seus servidores informáticos, depende da eletricidade.

O seu eletricista poderia evitar ou minimizar o tempo de paragem, a perda de dados e receitas perdidas, assegurando a boa manutenção da sua infraestrutura elétrica e dos seus bens.

Reparações dispendiosas – A manutenção regular aumenta as probabilidades de apanhar quaisquer problemas elétricos antes que estes se transformem em grandes problemas e acabem por danificar equipamentos e aparelhos.

Isto pode permitir-lhe evitar reparações dispendiosas.

Tempo e dinheiro – Uma manutenção programada adequada poderia poupar tempo e dinheiro ao minimizar interrupções, eliminar desperdícios de energia e assegurar que o equipamento funciona sem problemas.

Ciclo de vida do equipamento – equipamento bem mantido – suportado por um sistema elétrico optimizado – tende a ter um ciclo de vida mais longo, ajudando-o a poupar tanto em custos de substituição como de reparação.

Produtividade e moral – Ao eliminar tempos de paragem e interrupções frustrantes, pode impulsionar uma produtividade mais forte e um moral mais elevado no seu local de trabalho.

Equipamento e aparelhos optimizados suportam também uma maior produtividade nas suas equipas.

Eficiência energética – A manutenção elétrica regular pode tratar de drenos de energia como os de equipamentos desatualizados ou defeituosos. Ao substituir componentes antigos e afinar o equipamento, o seu negócio pode tornar-se mais eficiente em termos energéticos e reduzir as suas despesas gerais.

Os Perigos e Riscos de Uma Manutenção Elétrica Mal Planeada

Uma manutenção elétrica irregular e inadequada pode representar uma série de riscos e perigos para as empresas e empregados.

Incidentes elétricos como electrocução, choques elétricos e até incêndios e explosões podem ameaçar a segurança e saúde do seu pessoal, clientes e visitantes do seu local.

Em situações graves, as consequências de incidentes elétricos podem mesmo ser fatais.

Ao mesmo tempo, a manutenção programada pode permitir aos gestores ou controladores dos locais de trabalho cumprir o seu dever de cuidar da saúde e segurança dos empregados e outros no local de trabalho.

Peças expostas sob tensão podem causar choques elétricos e queimaduras, enquanto que falhas elétricas podem levar a incêndios ou explosões.

Além disso, se o seu sistema elétrico estiver mal mantido, o seu negócio não será capaz de responder bem durante situações de emergência.

Por exemplo, os seus alarmes de incêndio e sistemas de segurança podem falhar, levando a evacuações lentas, perdas por roubo, e outros riscos.

Ambientes extremos como locais de mineração, áreas de trabalho propensas ao pó, e espaços com temperaturas de funcionamento severas, podem ter um risco acrescido de incidentes elétricos.

Um programa de manutenção programada poderia ajudar a gerir os perigos associados a danos em equipamentos elétricos, que também podem resultar de condições húmidas, radiação e proximidade de produtos químicos.

Ao optimizar o seu sistema elétrico, bem como o seu equipamento e aparelhos elétricos, poderá instalar as suas instalações para melhor lidar com emergências.

Por exemplo, o seu negócio poderá precisar de utilizar geradores de reserva durante eventos climáticos extremos ou um apagão de energia.

Se estes estiverem avariados, poderá estar a expor os seus empregados a um risco de segurança.

Artigos Relacionados